Maçonaria – Convite

Olá!

No post de hoje, escreverei um pouco sobre alguns procedimentos, que são importantes para quem é convidado à fortalecer as colunas da Arte Real. Em geral, quem conhece sobre Maçonaria não fala muito, e em muitos casos os convidados ficam em uma situação um pouco desconfortável.

A primeira dica: CUSTOS. A Loja é uma associação de pessoas, e tem despesas mensais. Uma delas é o aluguel do local onde as reuniões são realizadas, caso o imóvel não seja próprio. Tem ainda ações filantrópicas, jantares, entre outras, enfim, todo maçom paga mensalidade. Não deixe de perguntar à respeito.

Segunda dica: PADRINHO. Termo usado para designar a pessoa que leva um terceiro para a Maçonaria. Ele é o fiador e responsável pelo seu afilhado junto à Loja. Caso o afilhado tenha faltas seqüenciais sem justificativas cabe ao padrinho, relembrar seu pupilo à importância da presença em Loja. O padrinho tem que ter um grau elevado de amizade com o convidado e sua família. É aquela pessoa a quem você pede conselhos ou que te repreende quando erra. Tem que ser AMIGO no sentido real da palavra.

Terceira dica: POTÊNCIA. Toda Loja tem que estar filiada a uma instituição maçônica que lhe conceda permissão para trabalhar. A instituição que emite essa autorização é a Potência. Em geral os nomes são Grande Loja XXX ou Grande Oriente YYY. Este assunto dá margem para conversas bem acaloradas. Contudo, verifique se o convite é oriundo de alguma Loja ligada as potências listadas nos links:

http://www.ugle.org.uk/about/foreign-grand-lodges

Clique na opção South America para expandir a lista de instituições.

http://www.comab.org.br/

http://www.cmsb.org.br/index.php/template/grandes-lojas-do-brasil

http://www.gob.org.br/orientes-estaduais/

Vale lembrar que os links apresentam uma relação de instituições maçônicas, e as listas podem sofrer alterações.  O nome de todas as potências regulares não estão listadas, mas com os links acima e com um pouco de esforço é possivel encontrar todas. Em caso de dúvidas, ligue para a secretaria de uma das instituições acima, eles informarão sobre seus “Tratados de Amizades” ou lista de Lojas jurisdicionadas. A Potência é uma instituição como qualquer outra, tem endereço físico não apenas o site. Anote o nome e número da Loja e entre em contato com a Potência para ter certeza que a mesma está com tudo em dia. Combine com seu padrinho uma visita até a sede. Todas têm áreas comuns para o público, como biblioteca, restaurante, salão de festas etc …

Quarta dica: CONVIVÊNCIA: Peça ao seu padrinho para te levar nos encontros sociais da Loja, algo como churrasco, jantares, ações filantrópicas etc… . Assim você saberá se há uma sinergia com o grupo.

Prudência e canja de galinha não fazem mal a ninguém:

  • Desconfie se o convite é por email.
  • Desconfie dos sites que tem ficha de inscrição.
  • Cada Loja realiza seu próprio processo de seleção. Não existe uma entidade que realiza triagem para depois te encaminhar para o processo de seleção em alguma Loja.
  • O nome do padrinho SEMPRE É DIVULGADO. Não existe padrinho secreto.

Espero que este texto ajude você que tem vontade de entrar para a Ordem.

Seja feliz.

Esse post foi publicado em Convite e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s