Quem só tem martelo pensa que tudo é prego. (Mark Twain)

Saudações.

Vamos usar um pouco de vossa imaginação? Pense no endereço que você está neste momento, e responda a seguinte pergunta: Quantos caminhos levam-me ao marco zero da minha cidade? Com toda certeza mais de um.

Agora pergunte-se: Como posso entender a filosofia maçônica? Assim como na resposta acima, há muitos caminhos. Esses são conhecidos como “Ritos”, cada um tem seus ensinamentos, graus, histórias e particularidades. Contudo, a mensagem é a mesma, todos vão trabalhar as virtudes morais e pessoais do homem, as relações humanas, visando a evolução do homem e da sociedade.

Acredito que 90% das Lojas brasileiras praticam o Rito Escocês Antigo e Aceito ou REAA, o que é excelente. Entretanto qual é o título do post? “Quem só tem martelo pensa que tudo é prego”, a grande maioria dos maçons brasileiros percorrem o mesmo caminho. Há tanto nos outros ritos, há muito para aprender.

Em 2012 visite lojas de ritos diferentes, estreite os laços que nos unem como verdadeiros irmãos, adquira os rituais para leitura posterior. Felizmente temos muita coisa para ver e aprender. Vamos listar alguns: Rito Adonhiramita; Rito Brasileiro; Rito Moderno; Rito Schröder; Rito Escocês Retificado; Rito de York [Americano]; Rito de São João e  Trabalhos de Emulação. Peço desculpas caso tenha esquecido algum rito 🙂 .

Todos esses só no Brasil, há mais pelo mundo afora, você gostará da experiência.

Seja Feliz.

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s